Antes de falarmos sobre didática tradicional e
contemporânea é importante sabermos o conceito de didática.
“A Didática não investiga apenas objetivos, conteúdos,
métodos, conexões entre o ensino e aprendizagem, mas também os fatores
materiais e sociais reais condicionantes das relações entre docência e
aprendizagem” (LIBÂNEO, 1990).
Sendo assim a didática é um processo de ensino no seu
conjunto que possui base nas diversas áreas do conhecimento.
Didática Tradicional x Didática
Contemporânea
Na didática
tradicional, a classe é formada
por alunos iguais no qual todos devem ter a mesma qualidade e quantidade de
conhecimento. As aulas são
coletivas, com apresentação da matéria com base na repetição, rigidez, visando
a memorização. O professor é a
autoridade, aquele que sabe, dono do saber. Os conteúdos são informações e conhecimentos impostos e já prontos. O
método é passivo, expositivo, verbalizado, interrogativo e intuitivo. O aluno é passivo, competitivo e
instigado a ação individual, é subordinado ao professor e considerado um número
na chamada ou uma nota no boletim. Os objetivos
são vagos e inadequados, elaborados em função dos conteúdos a serem
trabalhados.

Referencia
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. Cortez Editora, 1990.
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