quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Didática

Antes de falarmos sobre didática tradicional e contemporânea é importante sabermos o conceito de didática.
“A Didática não investiga apenas objetivos, conteúdos, métodos, conexões entre o ensino e aprendizagem, mas também os fatores materiais e sociais reais condicionantes das relações entre docência e aprendizagem” (LIBÂNEO, 1990).
Sendo assim a didática é um processo de ensino no seu conjunto que possui base nas diversas áreas do conhecimento.

Didática Tradicional x Didática Contemporânea
Na didática tradicional, a classe é formada por alunos iguais no qual todos devem ter a mesma qualidade e quantidade de conhecimento. As aulas são coletivas, com apresentação da matéria com base na repetição, rigidez, visando a memorização. O professor é a autoridade, aquele que sabe, dono do saber. Os conteúdos são informações e conhecimentos impostos e já prontos. O método é passivo, expositivo, verbalizado, interrogativo e intuitivo. O aluno é passivo, competitivo e instigado a ação individual, é subordinado ao professor e considerado um número na chamada ou uma nota no boletim. Os objetivos são vagos e inadequados, elaborados em função dos conteúdos a serem trabalhados.

Na didática contemporânea, a classe é formada por alunos participativos e diferentes, cada um contribui de acordo com suas possibilidades e nível de aprendizagem. As aulas são ministradas com os alunos dispostos na sala de forma individual ou em grupo e apresentam situações de aprendizagem variadas e flexíveis. O professor é um colaborador, orienta as atividades dos alunos e ajuda os mesmos a aprender a aprender. Os conteúdos são apresentados em situações reais em termos de experiências a serem vividas, são trazidos para a realidade do aluno. O método é ativo, de experimentação, redescoberto, globalizado e contemporâneo. O aluno é ativo, incentivado a cooperação, independência de pensamento, criticidade e reflexão. Os objetivos focalizam as metas a serem alcançadas.
Referencia

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. Cortez Editora, 1990.

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